Via Sacra no Morro da Capelinha reúne milhares de fiéis em Planaltina, no DF




Milhares de católicos subiram o Morro da Capelinha em Planaltina, no Distrito Federal, no feriado desta sexta-feira (30) para acompanhar a encenação da Via Sacra. Até as 18h40, segundo a Polícia Militar, cerca de 45 mil fiéis já tinham passado pelo local, e ainda havia famílias chegando ao morro.
Os organizadores disseram esperar um público total de 150 mil pessoas durante os três dias de encenação. Em 2017, a PM contabilizou 60 mil fieis na procissão da Sexta-feira Santa. Por volta das 19h, cerca de 30 mil pessoas acompanhavam o percurso de 7 km – que inclui 1 km de subida.
A reprodução da crucificação de Cristo começou por volta das 16h30 – no instante em que a chuva deu trégua na região. Ao longo de quatro horas, atores encenam a prisão de Jesus após a Última Ceia, a condenação, a via crúcis, a crucificação e o sepultamento.
Segundo a doutrina cristã, o profeta ressucita três dias depois, no domingo de Páscoa – o trecho não costuma ser encenado na Via Sacra. Ao todo, cerca de 1,8 mil pessoas participaram do espetáculo no Morro da Capelinha, entre atores e produtores.

Dia de agradecer

O dia de peregrinação começou cedo. Logo na madrugada, cristãos chegavam ao Morro da Capelinha de diversas formas – caminhando, de joelhos ou de carro, sozinhos ou acompanhados de familiares.

O acesso ao Morro da Capelinha foi reforçado com quatro linhas extras de ônibus, desde o meio-dia. Uma das quatro vias de acesso foi interditada para a passagem dos pedestres.

FONTE:G1 MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário