Professores aposentados ocupam Secretaria de Educação do DF




Professores e orientadores educacionais aposentados do Distrito Federal ocuparam o gabinete do Secretário de Educação na manhã desta quarta-feira (28). Segundo o Sindicato dos Professores (Sinpro), o grupo cobra o pagamento de pecúnias aos servidores que se aposentaram a partir de março de 2016.
A pecúnia é um direito garantido por lei aos professores e orientadores educacionais. A cada cinco anos de trabalho, eles têm direito a três meses de licença-prêmio por assiduidade. De acordo com o Sinpro, há dois anos os educadores não tiram a licença porque faltam profissionais para substituição nas escolas públicas.
Por lei, após a publicação da aposentadoria dos servidores, as licenças-prêmio não usufruídas se transformam em pecúnia que deve ser paga pelo governo em até 60 dias. Pelos cálculos do Sinpro, 2,7 mil educadores aposentados não receberam o recurso.
Os manifestantes dizem que só irão deixar o prédio, na Asa Norte, quando a Secretaria de Educação apresentar um cronograma para o pagamento. O aguarda o posicionamento da secretaria.

FONTE:G1 MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário