Motorista bêbado é flagrado dirigindo ônibus com 25 passageiros no DF



Um motorista de 53 anos foi detido neste domingo (25) por dirigir, embriagado, um ônibus com 25 passageiros entre Águas Lindas (GO) e o centro de Brasília. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o condutor da empresa Taguatur foi denunciado por uma das passageiras, que percebeu "imprudência no trânsito" e "cheiro de bebida alcoólica" ao entrar no veículo.
O ônibus foi abordado em Ceilândia, na BR-070. O motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que constatou o índice de 0,61 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões –quase o dobro do nível considerado crime, de 0,34 mg.
Ao ser questionado pela PRF sobre a ingestão de bebida alcoólica, o condutor preferiu não se pronunciar. Ele, então, foi levado à 24ª Delegacia de Polícia.
Em nota, a Polícia Civil informou que foi aplicada a fiança no valor de R$ 10 mil. Como o pagamento não foi feito, o motorista segue detido na Divisão de Controle e Custódia de Presos, à disposição da Justiça.
Gerente da Taguatur, Aroldo Guimarães afirmou que “já afastou o funcionário da função” e que aguarda as “apurações dos fatos”.

O que diz a lei

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir embriagado é infração gravíssima, que resulta em multa de R$ 2.934,70 e sete pontos na carteira.
Quando o valor considerado no bafômetro for igual ou maior a 0,30 mg/L de miligramas de álcool por litro de ar expelido, além da multa, o motorista é encaminhado para a polícia judiciária respondendo por crime de trânsito.
Segundo a PRF, em 2018, 23 pessoas foram presas por dirigir sob a influência de álcool nas rodovias federais que cortam o DF e o Entorno. Ao todo, foram aplicadas 190 infrações de trânsito por alcoolemia ao volante.

FONTE:G1 MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário