Desabamento no Eixão: Rollemberg diz que não sabia de relatório da Novacap;




O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), afirmou nesta quarta-feira (28) que "não sabia" do relatório da Novacap que afirmava que o viaduto da Galeria dos Estados – que desabou no início do mês – precisava de "imediatas obras de reforço e readequação".
O governador afirmou que "todas as vezes" que teve acesso a qualquer informação que uma obra indicava urgência, "todas as providências foram tomadas pra que a obra fosse feita".
Rollemberg citou as recuperações da Rodoviária do Plano Piloto, da represa de Vargem Bonita, da ponte do Rio Cortado e de um viaduto em Ceilândia. "Toda vez que a gente teve conhecimento disso, imediatamente tomamos as providências", disse.
Ao ser questinado se não tinha conhecimento do risco do viaduto na Galeria dos Estados, Rollemberg respondeu: "O governador, não" (veja vídeo acima).
A afirmação de Rollemberg foi feita durante a inauguração de uma rede de esgotos no Setor Residencial Oeste de Samambaia.

Entenda o caso

Relatórios divulgados pelo  nesta quarta-feira (28) mostraram que governo do Distrito Federal sabia dos problemas do viaduto ao menos desde 2011, quando um convênio foi assinado para passar recursos da Terracap para a Novacap com o objetivo de elaborar um projeto de execução e recuperação de pontes e viadutos – entre eles, o da Galeria dos Estados.
O convênio – no valor de R$ 4,1 milhões – chegou a ser publicado no Diário Oficial do DF em 22 de dezembro de 2011, mas o dinheiro jamais chegou ao viaduto que desabou.
Em março de 2013, os Correios enviaram ofício para o então diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, no qual a diretoria regional do órgão registrava deformidades estruturais nos imóveis da Galeria dos Estados. Por essa razão, uma unidade dos Correios chegou a ser transferida para outro endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário