Cágado-de-barbicha fêmea 'visita' salão de beleza, põe ovo e é resgatada no DF




A dona de um salão na Asa Norte, em Brasília, recebeu a visita de um cliente inusitado na manhã desta terça-feira (27): um cágado-de-barbicha. O animal, que responde pelo nome científico de Phrynops geoffroanus, apareceu no interior do estabelecimento e chamou a atenção de proprietários e clientes.
“Nosso cachorro latiu muito quando passou pela porta do salão. Eu e meu marido decidimos averiguar a situação e encontramos esse cágado. Não sabíamos o que fazer. Até brincamos que uma das ‘Tartarugas Ninja’ tinha aparecido”, disse Sirley Aparecida.
  • Polícia resgata 148 cobras em casas e chácaras do DF desde janeiro
Os cágados são répteis da ordem dos quelônios – a mesma das tartarugas e dos jabutis. O marido de Sirley, Luiz Fernando Alberti, acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que orientou o casal a ligar para o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Antes de os militares realizarem o resgate, a dona do estabelecimento contou ao G1 que colocou uma bacia de água próximo ao animal, que costuma viver em regiões com rios, lagos ou lagoas. “Foi aí que descobrimos que era uma fêmea. O cágado foi para a água e até colocou um ovo”, afirmou Sirley.

Aparição incomum

O major Souza Júnior, do BPMA, explicou à reportagem que não é comum encontrar cágados perto de áreas residenciais do Distrito Federal. O militar acredita que o criador do réptil tenha o abandonado.
“É a explicação mais provável. Esses animais costumam viver próximo ao Lago Paranoá ou na Floresta Nacional. São bichos lentos e, por isso, é muito difícil que ele tenha percorrido uma distância tão grande.”
O Batalhão Ambiental pode ser acionado pelo número 9-9351-5736 – tanto em ligações, como WhatsApp. Além do resgate de animais silvestres, o telefone também pode ser usado para denúncias de crimes ambientais, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

FONTE:G1 MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário