Apagão nacional deixa 127 mil imóveis do DF sem energia por 20 minutos




Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que quatro regiões do Distrito Federal ficaram sem energia por cerca de 20 minutos na tarde desta quarta-feira (21). Ao todo, 127.188 imóveis de Planaltina, Brazlândia, Gama e do Setor Habitacional Contagem – em Sobradinho – enfrentaram um apagão das 15h48 às 16h08.
Em nota, a CEB explicou houve uma “perturbação no Sistema Interligado Nacional”. Com isso, foi acionado um sistema de proteção da rede elétrica, que inclui o “desligamento automático e escalonado de blocos de carga”.
Além do DF, municípios de ao menos 13 outras unidades federativas do Norte e do Nordeste do país também enfrentam queda de energia nesta quarta – Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.Também houve registro de falta de energia em São Paulo e Minas Gerais.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) apontou, em um comunicado, que uma "perda de carga" causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas 
Em nota, o Consórcio Norte Energia, responsável por Belo Monte, informou que o apagão não foi originado pela usina. "Ao contrário do divulgado, a usina também foi afetada pela falha ocorrida", diz o comunicado.
As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará. "Eu não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte", disse o ministro.
FONTE:G1 MUNDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário