Ônibus 'corujão' ganha novas rotas no DF; veja regiões contempladas



As linhas de ônibus que já circulam à noite pela Distrito Federal vão ganhar novos itinerários a partir do próximo dia 19. Em alguns trajetos, o "corujão" também passa a rodar em horário ampliado, das 23h às 5h35. A reestruturação foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo governador Rodrigo Rollemberg. 
Ao todo, serão 18 linhas para atender as 31 regiões do DF durante a madrugada. Com as alterações, os ônibus passam a percorrer também os trechos 2 e 3 do Sol Nascente (0.934), o Lago Norte (122.1) e o Varjão (122.1). Nesse caso, as linhas já existem, e terão o itinerário modificado para atender às localidades
Moradores das regiões do Paranoá Parque, Arapoanga e Riacho Fundo II também serão atendidos com a ampliação do horário de circulação do transporte noturno. Além disso, uma nova linha do corujão passará a circular entre a Rodoviária do Plano Piloto e a região do Pier 21, no Setor de Clubes Sul (103.3), entre 0h e 2h.

Corujão

Criado em 1995, o corujão tem sua circulação garantida por lei há 23 anos. A legislação – de autoria do então deputado distrital Rodrigo Rollemberg – prevê a obrigatoriedade de manter o transporte coletivo no período noturno em linhas de maior demanda, com frequência de, no máximo, de 1h30.
O texto, sancionado pelo então governador Cristovam Buarque, torna obrigatório o transporte coletivo entre 23h e 6h.
Em 1999, Rollemberg chegou a propor na Câmara Legislativa a extensão do "turno da madrugada" para as linhas que ligam o DF às cidades do Entorno, mas o texto foi rejeitado. Na justificativa, o político afirmava que [...] após as 23 horas, a situação se agrava e a espera no ponto de ônibus exige a paciência do bíblico Jó".
A lei em vigor não especifica modalidade de transporte e, na prática, deveria valer também para o Metrô, que só circula, no máximo, até às 23h30.




FONTE:G1 MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário