Justiçamento no DF: adolescente é espancado ao tentar roubar moto e celulares




Um adolescente de 17 anos foi alvo de uma tentativa de linchamento por moradores da quadra 802 do Recanto das Emas, no Distrito Federal, por volta das 21h40 desta terça-feira (13), depois de tentar roubar celulares e uma motocicleta.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito aproveitou o momento que um morador chegava em casa para render a família usando uma imitação de arma de fogo. Ele chegou a pegar a moto e os celulares, mas foi imobilizado por vizinhos quando deixava a casa.
A ocorrência registrada na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA-2) da Polícia Civil apontou que o adolescente estava amarrado e já havia sido espancado quando a PM chegou ao local.
O suspeito foi apreendido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, onde foi atendido e liberado para ser conduzido à delegacia.
A ocorrência não registra que algum dos moradores tenha sido detido por causa do espancamento.

Justiça com as próprias mãos

Casos de justiçamento ocorrem principalmente em bairros de periferia dominados por uma sensação de insegurança constante contra crimes determinados.
Assim, se o bairro é assolado por uma onda de roubos, e a polícia não age, aumenta a chance de que os moradores recorram à justiça com as próprias mãos contra quem rouba na vizinhança.
"Essa questão dos justiçamentos é grave porque passa por uma consciência social de que tais práticas seriam uma solução ou uma alternativa", apontou o presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), João Ricardo dos Santos Costa.


FONTE:G1 MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário