Drones do Detran flagram motos invadindo calçadas no DF




Drones do Detran do Distrito Federal levantaram voo, nesta quinta-feira (1º), para apurar denúncias de que motociclistas estavam "invadindo" calçadas na Asa Sul. Em poucas horas, dez condutores foram flagrados pelas câmeras e multados pela infração.
Os voos cobriram a região das quadras 104/304 e 105/305 Sul. Segundo o Detran, todos os motoristas flagrados pegando os atalhos eram "motofretistas" – entregadores que usam a moto como instrumento de trabalho.

As câmeras conseguem flagrar as placas dos veículos infratores, e as imagens ficam armazenadas como prova, caso o condutor deseje recorrer da autuação. Como a tecnologia ainda está sendo implementada, os motociclistas só foram autuados porque, simultaneamente, agentes do Detran fizeram abordagens pessoais.
Segundo o Detran, o uso dos drones é amparado pela resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a fiscalização por videomonitoramento. Mesmo assim, nesse primeiro momento, as imagens dos drones não serão usadas, sozinhas, para gerar multas.

Os motociclistas flagrados nesta quinta foram multados com base no artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro. Segundo o texto, transitar com um veículo motoristado em "calçadas, passeios, passarelas, ciclovias [e] ciclofaixas", entre outras zonas proibidas, é infração gravíssima. A multa é de R$ 880,41, e o motorista leva sete pontos na carteira de habilitação.

FONTE:G1 MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário