Morador do DF vê conta de água aumentar 5.000% em dois meses


Um morador do Itapõa, no Distrito Federal, levou um susto quando recebeu a conta de agua aumentar quase 5.000%. O cabelereiro Sandro Lúcio aluga uma casa no Itapoã onde mora com a mulher e o filho de 4 anos. Os boletos, que costumavam chegar por volta de R$ 80 por mês, passaram para R$ 4.204.
Ele diz que em outubro, funcionários da Caesb foram à casa dele trocar o hidrômetro com o argumento de que já estava velho. Depois que o equipamento foi trocado, a conta passou a subir. Um mês depois, em novembro, já veio em R$ 156. Em dezembro, subiu pra mais o patamar dos R$ 4 mil.
O morador foi orientado pela Caesb a fazer um teste na rede pra saber se tinha vazamento na casa. Ficou duas horas observando o hidrômetro, e não viu nada de errado.
O dono da casa que o Lúcio aluga abriu uma reclamação na Caesb pra verificar o que aconteceu para a conta subir tanto assim. Segundo ele, os técnicos voltaram ao local, retiraram o hidrômetro novo pra fazer uma análise e constataram que não havia nada de errado e que a conta deveria ser paga.
Segundo o cabelereiro, o valor é excessivo. Ele trabalha em um salão de beleza perto de casa e diz que lá a conta não passa de R$ 100, bem longe dos R$ 4 mil cobrados dele em casa.

O que diz a Caesb?

Ao a companhia disse que o hidrômetro foi testado em laboratório e não apresentou qualquer problema, sendo o teste com "100% de segurança".
"A Caesb vai enviar a uma equipe ao local para verificar, junto com o morador, a possibilidade de vazamentos. Existem vazamento que são perceptíveis e outros que não tem como ser constados, como, por exemplo, vazamento em descargas embutidas na parede e torneira esquecida aberta pelo morador."



FONTE: G1 MUNDO

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