Maior reservatório do DF, Descoberto 'ultrapassa' Santa Maria na virada para 2018

Principal reservatório do Distrito Federal, o Descoberto ultrapassou o volume do reservatório de Santa Maria já nos primeiros dias deste ano. No dia 1º, o Descoberto ficou em 30,6% e o Santa Maria em 30,5%. Na terça-feira (2), o primeiro ficou em 30,7%, enquanto o segundo, em 30,5%. As medições são feitas diariamente pela Agência Reguladora das Águas (Adasa).
O mínimo histórico do Descoberto foi atingido em 7 de novembro do ano passado: ele chegou a 5,3%. Já o mínimo de Santa Maria foi atingido no dia 25 daquele mês: caiu para 21,6%.
Com as chuvas, as barragens foram subindo, e o nível das duas tinha só se igualou no dia 29 de dezembro. A tendência é que a diferença entre as duas siga aumentando. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva neste mês deve ficar acima da média histórica.
A subida dos dois reservatórios foi maior até do que esperava a Adasa. Tanto o Descoberto quanto o Santa Maria ficaram acima das metas previstas pelas curvas de monitoramento. No Descoberto, a Adasa esperava fechar o mês em 15%. Em Santa Maria, a expectativa era acabar em 28%.

Previsão

Neste mês de janeiro, a chuva voltar a cair com mais frequência e intensidade. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Ingrid Peixoto, a partir desta primeira semana, a chegada de uma frente fria ao DF deve causar mais áreas de instabilidade e nuvens de chuva.
"A chuva tende a ficar mais concentrada nesta época e, por isso, espera-de um bom volume sobre o DF."


Nenhum comentário:

Postar um comentário