DF atinge temperatura mais alta e umidade mais baixa do ano nesta terça





O Distrito Federal voltou a registrar a temperatura mais alta e a umidade relativa do ar mais baixa do ano nesta terça-feira (23), batendo os índices registrados no domingo (21). No meio da tarde, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mediram 33,1 ºC na estação Águas Emendadas, em Planaltina.
Na Ponte Alta do Gama, o Inmet registrou umidade relativa do ar de 14% – um índice que só costuma aparecer nas medições do período de estiagem, entre março e outubro. O número é suficiente para colocar o DF em estado de alerta mas, em geral, a Defesa Civil só emite esse tipo de notificação se o quadro for mantido por alguns dias.
Segundo os meteorologistas, essa situação é reflexo de um "veranico" – nome dado a uma estiagem atípica durante a temporada de chuvas. Isso acontece porque uma massa de ar quente está parada sobre a capital federal.
Com o veranico, até esta terça, o DF registrava apenas 38% das chuvas esperadas para todo o mês de janeiro. De acordo com o meteorologista do Inmet Hamilton Ribeiro, a expectativa é de reversão do cenário a partir desta quarta (24).
"Teremos possibilidade de pancadas de chuvas isoladas a partir de quarta-feira. Na sexta e durante o fim de semana, a previsão é de mais chuva", afirmou .

FONTE:G1 MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário